kalakuta4

TEATRO VIRIATO EXIBE DOCUMENTÁRIO JOSÉ & PILAR NO MÊS DE FEVEREIRO

Depois da exibição do Filme do Desassosego, em Novembro de 2010, o Cinema continua a marcar a programação do Teatro Viriato, que recebe, no dia 17 de Fevereiro, o muito aplaudido documentário José & Pilar. Neste trabalho cinematográfico, o realizador Miguel Gonçalves Mendes revela sobretudo um José Saramago nunca visto, íntimo e pessoal. O realizador desfaz ideias pré-concebidas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. Centrado na relação entre o escritor português e a jornalista espanhola Pilar Del Río, o documentário é também um testemunho raro sobre um homem, que se definia como frágil, e sobre a sua vontade sofrega de viver. José & Pilar é uma demonstração clara de que, como diz o vencedor do Nobel da Literatura (1998), tudo pode ser contado de outra maneira.

Na música, o mês de Feveiro reserva também espaço para uma homenagem ao Duo Ouro Negro, grupo que marcou a música portuguesa nos anos 60. Um tributo que conta com as vozes de Janita Salomé, Ritinha Lobo, Yami e Filipa Pais, que reucperam o reportório do grupo com um concerto intitulado Muxima (19 de Fevereiro). Mãe Preta, Vou levar-te comigo, Menino e Maria Rita são algumas das canções inesquecíveis que o Duo Ouro Negro deixou de herança à cultura musical portuguesa e que ganham nova vida neste concerto.