samson

SAMSON ET DALILA
20 OUT18

PROJETO K CENA ESTREIA TEMPOSTADE

Ao longo de mais de cinco anos, o K Cena tem aproximado Brasil, Cabo Verde e Portugal. Num total de cinquenta e duas semanas de ensaios, cinco encenadores criaram treze espetáculos a partir de temas como Peter Pan, Dom Quixote, O Medo, A Grande Ressaca e Rei Ubu. Em 2018, entraram dois novos parceiros nesta aventura lusófona, o Teatro Nacional D. Maria II, de Lisboa, e o Teatro Nacional São João, do Porto.

O K Cena embarca assim numa nova etapa de viagem e de descoberta. Quatro jovens dramaturgos, Gabriel Gomes, Lisa Reis, Rafael Medrado e Sofia Moura foram convidados a participar no primeiro encontro de Dramaturgia K Cena. No Porto, com Jorge Palinhos e Nuno M Cardoso lançou-se e explorou-se o tema “O Futuro”. Em Viseu, com Graeme Pulleyn e Márcio Meirelles criaram-se personagens. Em Lisboa, com Tiago Rodrigues procuraram-se pontos de encontro e possíveis estruturas. Passados seis dias a escrever havia tantas cenas que os quatro jovens decidiram lançar-se no desafio de as juntar num texto só. É este texto que serve de ponto de partida para três espetáculos distintos em Salvador (BR), no Mindelo (CV) e em Viseu. Um texto que é uma longa estrada no deserto, sem princípio nem fim, um lugar onde o Tempo para e pergunta…  Para onde caminhamos?