kalakuta2

PROGRAMAÇÃO CULTURAL NA REGIÃO DÃO LAFÕES

O início de um novo ano significa também uma nova ebulição cultural na região Dão Lafões. ACERT, Binaural/Nodar, Cine Clube de Viseu, Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Regional da Serra do Montemuro e Teatro Viriato renovam as suas agendas de programação e convocam o público, ou melhor, os diversos públicos a usufruir de propostas culturais sólidas, cativantes, que proporcionam dinâmicas culturais no distrito e fora dele, e incentivam o diálogo e a crítica construtiva e informada.

A ACERT inaugura a sua programação para o trimestre janeiro a março com a estreia de O Fascismo dos bons homens (18 e 25 de janeiro). Criado a partir de A máquina de fazer espanhóis, a peça do Trigo Limpo teatro ACERT conta a história da personagem principal do romance de Valter Hugo Mãe, mas também a história de Portugal, o de agora e o antigo.

Em São Pedro do Sul, a Binaural/Nodar organiza no dia 19 de janeiro, a apresentação pública do Arquivo da Memória de Dão Lafões e Paiva, que consiste num repositório audiovisual, catalogado e descrito de acordo com critérios rigorosos, representativo da herança cultural de territórios de montanha, tendo como objetivo introduzir sentidos de pesquisa inovadora nas formas de documentar, comunicar com comunidades rurais.

O Cine Clube de Viseu inicia o ano com o ciclo de Cinema Europa 2014, composto por oito filmes. Bárbara, que será exibido no Instituto Português da Juventude de Viseu, no dia 21 de janeiro, é uma das propostas.

A Companhia Paulo Ribeiro apresenta em França, no Théàtre de l’Agora, no dia 17 de janeiro, a peça Jim. Um espetáculo que fará digressão por diversos locais em Portugal e fora de portas nacionais.

Da Serra do Montemuro, a sugestão recai em Ping Pong Pau, uma coprodução entre o Teatro da Serra do Montemuro e o Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto. A peça estreia no dia 15 de fevereiro no Auditório Municipal de Gaia.

A comemorar 15 anos de atividade regular, o Teatro Viriato preparou uma Grande Festa de duas noites, com dois concertos que têm em comum a lusofonia expressa na música de Júlio Pereira (17 de janeiro) e de Carmen Souza (18 de janeiro).