kalakuta

PEDRA - PROJETO EDUCATIVO EM DANÇA DE REPORTÓRIO PARA ADOLESCENTES

O repertório de uma coreógrafa paradigmática é visitado por três grupos de adolescentes, dirigidos por três coreógrafos locais de três cidades.

PEDRA é um projeto de dança contemporânea, realizado a partir de encontros pontuais durante quatro meses com jovens entre os 15 e os 18 anos, com ou sem experiência artística. Tem como ponto de partida o convite à participação de um coreógrafo de renome nacional que disponha de um repertório a ser descoberto por esse grupo. O processo é desenvolvido em simultâneo no Porto, Lisboa e Viseu, num regime de cocriação entre os participantes e um coreógrafo local, com o acompanhamento do coreógrafo convidado. Na sua primeira edição, o Porto é a cidade anfitriã deste projeto e Clara Andermatt a coreógrafa convidada para um exercício a partir da leitura, interpretação e fruição do seu repertório. O trabalho com os adolescentes é desenvolvido por Cristina Planas Leitão, no Porto, Romulus Neagu, em Viseu e Amélia Bentes, em Lisboa.