dj3

UM D. JOÃO PORTUGUÊS
26 e 27 JAN'18

DENTRO E FORA DO TEATRO VIRIATO DUAS ESTREIAS MARCAM MÊS DE OUTUBRO

Com oito edições realizadas em Lisboa, o Teatro das Compras descentraliza-se e ocorre pela primeira vez em Viseu (13 a 14 de outubro). Um projeto de Giacomo Scalisi que propõe transformar a relação do público com quatro lojas da cidade. Duas barbearias e duas farmácias foram os espaços escolhidos, onde em cada um deles será representada uma história ficcionada assente nas suas memórias e histórias, para assim lembrar que existem espaços que não devem desaparecer. Patrícia Portela, Cláudia Jardim, Sónia Baptista e Leonor Barata juntam-se para questionar o que é o amor. O resultado é Por! (20 e 21 de outubro), uma estreia que, convoca vários autores, relembra grandes histórias e poemas de amor para refletir acerca do espaço do romance na sociedade atual. A acompanhar este espetáculo, as atrizes irão desenvolver uma leitura de poemas de amor no Museu Nacional Grão Vasco (18 de outubro), que ocorrerá junto do quadro Camões e as Tágides, de Columbano Bordalo Pinheiro. Já o encenador Tiago Guedes traz ao palco do Teatro Viriato o espetáculo O Pato Selvagem (07 de outubro). Constituída por um ilustre elenco, esta peça aborda temas fortes, envoltos de mentiras que são necessárias à sobrevivência da família e da humanidade em geral. Ao abrigo do Programa de Convite à Criação Artística Nacional da Rede 5 Sentidos, Raquel Castro criou Olhar de Milhões (28 de outubro), uma peça de teatro que evoca algumas questões e problemas do presente mapa político e social. Na música, cabe a Ana Bento e Bruno Pinto comandarem uma viagem musical épica a bordo da nau dos Pequenos Piratas (12 a 14 de outubro). Um concerto encenado para crianças com múltiplas influências musicais, onde o rock é o fio condutor de todo o espetáculo. E a encerrar o mês, o grupo viseense Galo Cant’Às Duas apresenta Anjos Também Cantam (31 de outubro), um álbum de rock experimental, composto por riffs repetidos em loop, que explora novos sons, texturas e dinâmicas.