julio1

JÚLIO PEREIRA
19 JAN'17

COMUNIDADE DÁ O MOTE PARA A PROGRAMAÇÃO DE ABRIL A JULHO NO TEATRO VIRIATO

O quadrimestre da Primavera, início de Verão, tem sido aquele em que mais se revela toda a actividade que dedicamos ao envolvimento da comunidade na participação e cons­trução de obras, que integram a programação do Teatro Viriato. É, sem dúvida, o período do ano em que os nossos públicos passam a ser também os nossos artistas. O trabalho comunitário é, claramente, a parte da programação com maior expressão, no entan­to, seremos também visitados por grandes actores e encenadores surpreendentes que farão do riso uma fórmula vital para falar do que é sério. Haverá ainda muita Música e surpresas que, obrigatoriamente, têm que ser descobertas. Garanto uma temporada fe­liz e intensa que, no entanto, tem uma falha que é a ausência de programação de Dança. Espero que esta distância possa provocar saudade aguda. Vingar-nos-emos mais tarde!

Paulo Ribeiro

A comunidade dá o mote a esta progra­mação do Teatro Viriato para os próximos quatro meses, seja através de parcerias, seja através do seu envolvimento na edificação de criações artísticas. É a consumação de um trabalho maior que o Teatro Viriato tem desenvolvido desde a sua reabertu­ra, mas que importa valorizar. A progra­mação prevista para os meses de abril a julho arranca com Tesouros Animados, Atelier de Dança para Curiosos (02 a 05 de abril), uma proposta virada para o exterior, numa parceria com o Museu Grão Vasco e termina, precisamente, com Raiz de Memória (07 de julho), uma criação coletiva que envolve a comunidade sénior. E os exem­plos não se esgotam nestas três ativida­des… Mais uma vez, virado para a cidade, o Teatro Viriato inaugura K Cena – Projeto de Teatro Jovem (em Progresso), depois de seis anos de participação no PANOS – Pal­cos Novos, Palavras Novas. ortsnoM/Mons­tro (12 a 14 de abril) é o resultado desta primeira edição que juntou nove jovens da comunidade e o encenador Graeme Pulleyn na criação de um espetáculo que estreia em abril. A propósito dos 20 anos de existência, o Teatro da Academia, dirigido por Jorge Fraga estreia no Viriato a sua mais re­cente criação, Woyzeck (10 e 11 de maio) e, no âmbito de uma parceria com o Concurso e Festival Internacional de Guitarra de Sernance­lhe, o vencedor da última edição desta competição, Marko Topchii, guitarrista ucraniano, apresenta-se no Teatro Viriato. Ou ainda Tributo a Sting (13 de junho), um concerto de Tributal, coletivo da cidade que reinventa temas desse músico e compositor ou a oficina Criaturas dos nossos sonhos (02 a 06 de julho), con­cebida por Joana Mendonça, docente na Escola Superior de Educação de Viseu e que colabora, regularmente, com o Ser­viço Educativo da Fundação de Serralves, no Porto... Mas haverá lugar para outros nomes, sobretudo, do Teatro e da Música, como Bruno Nogueira e Miguel Guilherme (É como diz o Outro, 03 a 05 de maio), os coletivos Companhia do Chapitô (Édipo, 20 de abril), Teatro do Vestido (Tropeçar, 27 de abril), Mala Voadora (Overdrama, 02 de junho) e Truta (Histórias do Bosque de Viena, 16 de junho). O café-con­certo/foyer terá, mais uma vez, uma forte programação com os concertos de Rita Braga (04 de abril), Rodrigo Amado Motion Trio e Jeb Bishop (18 de abril) em estreia mundial, António Eus­táquio e Carlos Barretto (Guitolão, 16 de maio) e Volcano Skin (07 de julho). Uma das novidades deste quadrimestre é que a partir de agora já é possível comprar os bilhetes para os espetáculos do Teatro Viriato através do site, de forma cómoda, sem ter de sair de casa (www.teatroviriato.com), apenas à distância de um clique. O dossiê de imprensa com toda a programação do próximo quadrimestre já está disponível em www.teatroviriato.com.