dj3

UM D. JOÃO PORTUGUÊS
26 e 27 JAN'18

COMPANHIA DE ARTISTAS SENIORES CRIA NOVA VERSÃO DE BELA ADORMECIDA

Uma Bela Adormecida (29 de Janeiro) onde não há feitiços que perdurem a juventude, nem paragens no tempo, apenas segundas oportunidades. É esta a versão, daquela que tem sido uma obra canonica para as artes do palco durante o último século, que o encenador Tiago Rodrigues apresenta. Porém, esta não é mais uma versão, é o primeiro espectáculo e também o gesto fundador da nova Companhia Maior, feita de e por artistas maiores de 60 anos, provenientes de diversos quadrantes da criação artística. Com este projecto, a Companhia Maior pretende valorizar a maturidade, os saberes forjados e aperfeiçoados ao longo do tempo e o intenso desejo de comunicar o que sente depois dos 60 anos. Bela Adormecida é uma versão contemporânea de um clássico onde a dança, o teatro e a música se misturam, para revelar as histórias dos intérpretes.

Pela terceira vez consecutiva, o Teatro Viriato retoma o projecto Visitas Dançadas (22 de janeiro, 12 de Fevereiro e 12  de Março), da autoria da coreógrafa e historiadora de Arte Aurélie Gandit. O projecto, que tem-se revelado um enorme sucesso de aproximação da comunidade ao Museu Grão Vasco, convida o público a reler as obras deste espaço museológico. Nesta visita coreografada, Leonor Barata conduz os visitantes pelas salas expositivas, levando-os a reflectir as obras de arte sob a luz do conhecimento e das emoções.