Bem vindo à página do Teatro Viriato

Clique aqui para voltar à página principal

Principais opções do site

Imagem do espectáculo em destaque

guiao

Informação do espectáculo em destaque

GUIÃO PARA UM PAÍS POSSÍVEL

19 e 20 ABRIL'24

Escolha de idioma

PT  |   EN    
PROGRAMAÇÃO

VISEU A


CIRCUS LAB


HOMENAGEM


VISEU A... 2013 e 2014

A PRIMEIRA FESTA
Promovido pelo Teatro Viriato e vocacionado para a promoção da criação e da fruição artística, o VISEU A 01 DO 06 é inaugurado com “A Primeira Festa”, um evento centrado no espaço público de Viseu, que envolve artistas locais, nacionais e internacionais. Durante todo o dia, pelas ruas e pelo céu, desde o Parque Aquilino Ribeiro, passando pela Praça da República e pelo Adro da Sé até ao Largo Mouzinho de Albuquerque, espalha-se o teatro, a música, a dança, o novo circo e o funambulismo. 

24 horas de artes performativas, que ajudarão a (re)descobrir este território. 

Banda Filarmónica de Ribafeita; Carina Martins; Conservatório Regional de Música de Viseu; Fernando Giestas; Graeme Pulleyn; José Crúzio; Les Bleus de Travail; Luís Belo; Madalena Victorino; Margarida Mestre; Miquel Bernat; Olivier Roustan; Orquestra Todos; Peter Michael Dietz; Rafaela Santos; Romulus Neagu; Sónia Barbosa e Teatro do Vestido.

Programa completo VISEU A 01 DO 06'13 (pdf)

VISEU A 01 DO 06
Produção Teatro Viriato, estrutura financiada pelo Secretário de Estado da Cultura/Governo de Portugal, DGARTES e Câmara Municipal de Viseu 
Parceria Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões
Ação cofinanciada por Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, QREN e União Europeia / Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional




FESTIVAL DE ARTES

Depois de “A primeira Festa”, o VISEU A… regressa entre 24 de maio e 01 de junho com um festival de artes vocacionado para a promoção da criação e da fruição artística. Centrado no espaço público de cinco cidades Mangualde, Nelas, São Pedro do Sul, Tondela e Viseu, este festival conta com a participação de centenas de pessoas e artistas de todas as idades e de todos os quadrantes. Teatro, Novo Circo, Música, performance, Instalação, Teatro de Objetos, Cinema de Animação, Dança e Teatro Radiofónico ocuparão um palco gigante que se atravessa de autocarro e que é feito de terra, asfalto, tijolos, escolas, jardins e praças. Nove dias de programação com Amarelo Silvestre, Atelier Lefeuvre & André, Binaural/Nodar, CIA Carabosse, CIA Cirque Inextremiste, CIA Morosof, CIA Paulo Ribeiro, CIA Tof Théâtre, Cine Clube de Viseu, Drumming GP/Miquel Bernat, Graeme Pulleyn, Gijs Van Bon, Gira Sol Azul, Luís Belo/Patrick Murys, Madalena Victorino, Peter Michael Dietz, Tora Tora Big Band, Teatro Regional da Serra de Montemuro, Trigo Limpo Teatro ACERT e Véro des Chapeaux que proporcionarão uma experiência única para festejar.

Programa completo VISEU A 24 MAI A 01 JUN'14 (pdf)

Integrado na Rede Urbana para a Competitividade Viseu | Dão Lafões, candidatada pela CIM Viseu Dão Lafões, ao Programa Operacional Regional do Centro – “Mais Centro”, o VISEU A… pretende afirmar-se como uma marca distintiva e contagiante. Com evidente impacto na promoção da região, este projeto do Teatro Viriato convoca como participantes ativos habitantes da cidade, de todas as idades e quadrantes para que o VISEU A… se torne uma enorme experiência cultural e contemporânea de qualidade ampla para toda a região. Por estes dias, o território repensa-se e prepara-se para acolher, o próprio ato de receber transforma-se em espetáculo.

VISEU A 24 MAI a 01 JUN'14
Uma Iniciativa Teatro Viriato (estrutura financiada por Secretário de Estado da Cultura, DGArtes e Câmara Municipal de Viseu) 
Consultoria e Coordenação Artística Giacomo Scalisi e Madalena Victorino
Coordenação de Produção Sandra Correia
Ação Cofinanciada por Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, QREN, União Europeia/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e CIM Viseu Dão Lafões
Parceiros no programa de acolhimento Câmara Municipal de Mangualde, Câmara Municipal de Nelas, Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Município de Tondela/ACERT e Câmara Municipal de Viseu

Apoios à Divulgação
Antena 2, TSF, Rádio Escuro, Museu Grão Vasco, AIRV – Associação Empresarial da região de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Turismo Centro de Portugal, Leya, Bertrand

Apoio Logístico
Litocar
 
Obrigada por terem construído esta festa com o Teatro Viriato:
Quartel da Paz, Museu Grão Vasco, Diocese de Viseu, Santa Casa da Misericórdia, Lar de Santo António, Igreja dos Terceiros, Lar Rainha D. Leonor, Lar Viscondessa São Caetano, Associação de Solidariedade Social de Abraveses, Centro de Dia de São José, Escola Secundária Viriato, Escola EB1 de Santiago, Internato Viseense de Santa Teresinha, Escola Secundária Emídio Navarro, Só Sabão, Bar Lugar do Capitão, Bar Portvs Calle, Bar Indiferente,  Agrupamento de Escolas de Nelas, Escola EB 2,3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha, ASSOPS – Associação de Passos de Silgueiros, GNR Viseu, PSP Viseu, EDP, Regimento de Infantaria nº 14, Dra Fátima Eusébio, Clube de Viseu, Hotel Grão Vasco, Lar Escola Santo António, Lira Keil Lojistas para o espetáculo Rua Direita que Finalmente se Entorta: Minimercado Central, Casa Eunice, Bazar Litos, Rocha e Chaves, Ribeiro e Campos Lda., Casa dos Queijos, Boutique Cavou, Casa Roger, Drogaria Ferreira, Confecções Pereira, Sonho de Bebé, Gruta do Mago, Atoalhados Pedro Pinto, Frutaria Terra e Mar, Joaninha, Beautiful Star, Casa Ernesto, Karbitex, Elsa Cristina Contabilidade, A Nova Económica, Modas Brasília, Verdadeiro Encanto, Serra e Vale, Óptica Falcão, José Alcides e Cervejaria Henrique Bidarra.





CIRCUS LAB // programa Pegada Cultural


1ª FASE DO PROJETO CIRCUS LAB
O Circus Lab foi um projeto do Teatro Viriato que definiu um programa com um foco particular para a disciplina do novo circo, uma área pouco explorada em Portugal. A iniciativa permitiu reconhecer práticas experimentadas e testadas, tendo como base o know-how do parceiro Cirkus Xanti (Noruega) na execução de um projeto de raiz que passou pela área da criação artística, formação e projetos pedagógicos com jovens e comunidade em geral.

O projeto teve início a 17 de fevereiro de 2015, com a promoção de um programa cultural diversificado, que incluiu espetáculos, oficinas e uma tenda de degustação dos sabores da Noruega. Sugestões culturais destinadas ao público escolar e também ao público geral. Teve como parceiros o Cirkus Xanti (Noruega), a Escola Secundária Viriato (Viseu), o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, o Agupamento de Escolas de Nelas, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, a Companhia Paulo Ribeiro (Viseu), a Binaural/Nodar (São Pedro do Sul), a ACERT (Tondela), o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e o Espaço do Tempo (Montemor-o-novo). Esta iniciativa resultou de uma candidatura ao programa Pegada Cultural.

Agradecimentos
Câmara Municipal de Mangualde, Câmara Municipal de Nelas, Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Expovis e Beira Gel.

Programa completo (pdf)



2ª FASE DO PROJETO CIRCUS LAB

O projeto Circus Lab do Teatro Viriato teve uma segunda fase no mês de janeiro de 2016, que se concretizou num momento de reflexão sobre as artes no ensino e num momento de criação artística de raíz.

Os parceiros artísticos, nomeadamente a ACERT, a Binaural/Nodar, a Companhia Paulo Ribeiro, a Erva Daninha, a Companhia O Último Momento e a Companhia Radar 360º, desenvolveram três processos artísticos distintos com turmas da Escola Secundária Viriato (Viseu), do agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul. O objetivo destes trabalhos passou por uma vez mais promover o contacto com o Novo Circo, disciplina pouco explorada em Portugal, mas também fomentar em cada grupo a discussão de temas universais, que aproximam as artes e o ensino. Os processos criativos culminaram com apresentações na ACERT (Tondela), no Cine Teatro Municipal Jaime Gralheiro (São Pedro do Sul) e no palco do Teatro Viriato.

Em Viseu, a apresentação foi precedida de uma conferência internacional que refletiu sobre a importância do ensino artístico no ensino obrigatório. Esta conferência destinou-se a professores, diretores de agrupamentos escolares, decisores políticos com responsabilidade nas políticas do ensino e investigadores da área. A mesma conferência foi também promovida no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e n’O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo).

Folha de sala das apresentações (pdf
Folha de sala da conferência (pdf)




HOMENAGEM

Ao Engenheiro Manuel Engrácia Carrilho a propósito do seu centenário,
com Ricardo Pais, Nicolau Pais, Paulo Ribeiro, José Fernandes e Marisa Miranda


Desde a campanha para as Autárquicas de 1986, o Teatro Viriato era uma questão que preocupava os autarcas. Ao propormos um projecto à Faculdade de Arquitectura do Porto e ao elaborarmos um intricado Programa que lhe serviu de base, tentávamos fazer um teste à capacidade de um futuro “Viriato” dar resposta às principais linhas de uma moderna concepção de Espaço de Acção Cultural! Não conheço conceito mais teatral que o de “Acção”. E, já que nesta questão, em Viseu, é de Acção Cultural que se trata.

Atuámos! Representámos “Teatro de Enormidades…”, palavras de Aquilino, por dentro da velha carcaça. Depois ajudámos os jovens arquitectos a representar todas as outras formas possíveis deste velho “local” de futuros, novos “crimes”. Quando o Presidente da CMV Eng. Engrácia Carrilho e o vereador Dr. Sebastião Antunes, nos expressaram o seu entusiasmo por estes Projectos da Faculdade e o seu entendimento do interesse desta Sala (articulada, claro, num conjunto de espaços culturais a conquistar), apercebemo-nos subitamente, de que ao escolhermos o Teatro Viriato como exemplo, tínhamos escolhido a sala que sempre desejáramos!

Ricardo Pais, in Teatro Viriato - 9 Propostas, julho 1986, edição Área Urbana - Núcleo de acção Cultural de Viseu (Cadernos A.U. nº 3)

Folha de sala (pdf)




Copyright do site

© 2010 Teatro Viriato - Todos os direitos reservados.   |    SUBSCREVA NEWSLETTER   |   política de privacidade   |   mapa do site   |   contactos   |   perguntas frequentes   |   
menu

Símbolo de site acessível

|  

Site desenvolvido por Seara.com